Na expectativa pela Black Friday, buscas no Google por 13° salário aumentam

Na expectativa pela Black Friday, buscas no Google por 13° salário aumentam

Muitos brasileiros estão ansiosos pela Black Friday deste ano, afinal trata-se da segunda data mais importante para o varejo brasileiro. E essa ansiedade já reflete no comportamento do consumidor nas buscas online. Segundo o Google, as pesquisas no buscador pelo termo 13° salário foram 2,5 vezes maiores em outubro de 2018 que no mesmo período de 2017.

De acordo com estimativa feita a partir de uma Google Consumer Survey (GCS) recente e de dados do Dieese, 31 milhões de brasileiros devem usar o dinheiro na temporada de compras de final de ano, que tem início com a Black Friday e contempla Natal e Saldão.

Em 2017, a Black Friday alcançou um faturamento de R$ 2,1 bilhões somente no meio on-line e, segundo a e-Bit, deve registrar um crescimento de 15% em 2018, chegando a um faturamento de R$ 2,43 bilhões. Em outubro, o volume de Buscas pela Black Friday já estava acima dos números do período anterior (26%), mostrando que a demanda está aquecida para o festival de compras.

Segundo os consumidores consultados para o estudo, 27% das pessoas estão buscando por roupas e calçados, 26% móveis e artigos para casa e 19% celulares. Quando o assunto é confiança ou lembrança de marca, os principais varejistas citados são Americanas (19%), Casas Bahia (16%) e Magazine Luiza (13%).

“A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo e cria oportunidades tanto para os consumidores quanto para as empresas, já que as intenções de compra e buscas pelos produtos são mais intensas”, afirma Patrícia Muratori, head de vendas para varejo do Google Brasil.

O gasto médio dos consumidores na Black Friday 2017 (soma de compras on-line e off-line) foi de R$ 1.178, o que mostra a disposição do brasileiro em aproveitar a data para comprar produtos de maior valor;

Do total de 1.500 entrevistados (que inclui quem comprou e quem não comprou no ano passado), apenas 9% disseram que não comprariam neste ano. Analisando somente a intenção de quem comprou em 2017, só 2% afirmam que não vão comprar neste ano, o que mostra que poucas pessoas que compram em uma Black Friday deixam de comprar novamente no ano seguinte;

A categoria de smartphones foi a mais popular na Black Friday 2017, seguida por TVs e eletroportáteis. Porém, outras categorias ganharam relevância, como roupas, perfumes e tênis.

(IDG NOW)


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